ASEBEX

A ASEBEX (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega bolsistas e ex-bolsistas que estudaram ou estagiaram em universidades, centros de pesquisa e empresas no Japão.

A ASEBEX foi criada a partir da fusão de duas associações:

ASEB – Associação de Ex-Bolsistas – cujos membros haviam estudado em universidades japonesas. Filiada a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), a entidade surgiu informalmente em 1966 e foi oficializada em 1973.

ABEX – Associação Brasileira de Ex-Estagiários no Japão – congregava membros que haviam estagiado em empresas japonesas. Fez parte de um dos departamentos da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), fundada em 1981.

No final da década de 80, o relacionamento entre as duas entidades foi se estreitando por meio da realização de atividades e eventos conjuntos, com objetivos comuns.

Em 23 de novembro de 1991 oficializou se a união da ASEB e da ABEX, nascendo a ASEBEX que herdou os objetivos das duas associações e nasceu fortalecida para desempenhar seu papel junto à sociedade.

Entre as atividades organizadas pela associação está a divulgação dos diversos tipos de bolsas no Japão e a organização do Seminário Preparatório para Bolsistas – KOSHUKAI. Além disso, com o objetivo de manter o relacionamento entre os ex-bolsistas e de prestar serviços à comunidade, também é realizado vários eventos de caráter cultural, social, esportivo e comunitário ao longo do ano.

Todos os ex-bolsistas brasileiros são considerados membros.

Realização

  • logo